Marketing Digital estratégias para investir
|Investir em estratégias de marketing digital é hoje uma prioridade para muitas empresas, em especial porque o estudo de público-alvo e a criação de campanhas de comunicação são muito mais fáceis na internet.
Não é novidade que empresas que querem ter sucesso apostam em pesquisas de mercado para desenvolver ou otimizar suas soluções e atender melhor às necessidades de um público em potencial.
No digital, a lógica não é nem um pouco diferente. Por isso, companhias que desejam atingir bons resultados com seus negócios na web precisam, necessariamente, investir. Para te ajudar com isso, neste post nós vamos mostrar 5 estratégias de marketing digital para você investir pra ontem!
Estratégias de marketing digital e suas vantagens
Conhecer o público-alvo e criar personas (perfis de clientes ideais) não é o único benefício de garantir que uma empresa esteja online.
As estratégias de marketing digital, que são bastante variadas, costumam trazer bons resultados principalmente no longo prazo e muitos benefícios. Confira abaixo alguns deles!
- Marketing digital é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do seu site, o que automaticamente aumenta a exposição da marca, atrai mais clientes e gera mais vendas.
- Segundo a IAB Brasil, o órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar.
- A internet permite uma segmentação de audiência bastante assertiva e com isso você não desperdiça dinheiro com quem não é seu potencial cliente.
- Provavelmente seu concorrente já esteja na internet. 😉
Começar a investir em marketing digital parece uma tarefa fácil, afinal de contas é só acessar os sites certos e começar a fazer. Certo?
Errado! Esta área conta com várias vertentes, cada uma demandando conhecimentos específicos, além de exigir um entendimento de como as ações se integram entre si e ao funil de marketing.
Mas tenha calma! Para facilitar a sua vida, confira a lista a seguir com 5 estratégias de marketing digital nas quais você deve começar a investir o quanto antes!
5 estratégias de marketing digital para sua empresa investir hoje mesmo
Marketing de conteúdo
A primeira, e quem sabe uma das mais simples de se começar, é o marketing de conteúdo, uma metodologia que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdo altamente relevante para o público-alvo do seu negócio. Com isso você constrói um relacionamento de confiança entre empresa e usuário, e sua marca ganha credibilidade perante o mercado, tornando-se referência no tema.
Por meio do conteúdo você pode construir uma base de e-mails, e através dela, manter uma comunicação com essas pessoas. Na hora em que eles quiserem comprar, há uma chance muito maior de fazerem isso na sua empresa!
Quer ver um exemplo de aplicação do Marketing de Conteúdo? Conheça nosso material criado para Instituições de Ensino!
Banner – Como atrair alunos com marketing de conteúdo
As estratégias de marketing de conteúdo podem ser feitas em diversos formatos e essa é uma boa idéia, afinal de contas, nem todo mundo costuma consumir o mesmo tipo de material. Você pode criar um blog para publicação de artigos, postar dicas nas redes sociais, publicar um e-book ou vídeos ensinando a fazer alguma coisa que tenha relação com o produto ou serviço que você oferece.
O mais importante é conseguir passar valor para a audiência e, se possível, gerar leads para se comunicar posteriormente.
Redes sociais
As redes sociais são os melhores canais de relacionamento que existem para qualquer empresa. Engano seu pensar que elas são um canal de comunicação como outros, focados na conversão de vendas. Pense em suas atitudes como usuário: alguma vez você acessou uma rede social pensando em comprar alguma coisa?
Para começar crie uma página para sua empresa e mostre para as pessoas que você está lá, disponível para atendê-los. Além disso, invista na geração de conteúdo para gerar conversas e relacionamentos com os seus seguidores. O resultado, sem dúvida, será positivo.
Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais
A sua empresa não precisa estar necessariamente em todas as redes sociais, então avalie quais são as mídias mais utilizadas pela sua audiência e a quantas você conseguirá se dedicar afinal, a escolha de imagens, a edição e a escrita de conteúdo costumam levar um tempo considerável da sua equipe.
Site otimização do para SEO
Para que seu site fique bem posicionado no Google, um dos caminhos é o SEO (Search Engine Optimization), sigla para Otimização para Mecanismos de Busca.
Para empresas que investem em estratégias de Marketing Digital, ter um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa é essencial, pois é a principal porta de entrada de clientes — especialmente aqueles em busca de produtos ou serviços na internet.
Bases do SEO são três pilares:
conteúdo: análise e utilização de palavras-chave com boa quantidade de busca nos textos e imagens do site institucional ou blog;
tecnologia: a qualidade da parte técnica do site e sua velocidade de carregamento — o que influencia na experiência do usuário;
relevância: a autoridade do seu site na internet, geralmente conquistada por meio de links externos e menções da empresa por outras pessoas.
Uma desvantagem do SEO é que ele pode demorar um pouco a dar resultados, pois depende muito dos algoritmos dos buscadores e da concorrência de nicho, especialmente para sites mais novos. Enquanto o lucro não vem organicamente, os investimentos em estratégias de links patrocinados podem ser uma solução, como explicamos a seguir.
Mídia paga
Assim como na publicidade off-line convencional, na internet você também pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos nos sites. As formas mais comuns de se fazer isso são através de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Adwords, e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads.