Marketing Digital e seu conjunto de atividades

O marketing digital consiste em um conjunto de atividades que uma empresa pode executar no mundo online para conquistar um excelente desenvolvimento de marca; criar, aprimorar e otimizar as relações com os clientes; e atrair cada vez mais negócios, transformando o rumo da empresa e aumentando sua atuação no mercado. Já não é novidade para muitas empresas e, por isso, o orçamento de marketing de muitas delas tem uma fatia generosa para as estratégias online afinal, elas sabem que se realmente quiserem ganhar dinheiro, precisarão investir nas melhores técnicas e estratégias de atração de novas oportunidades. E a internet é o melhor caminho para isso.

 

Há algumas décadas, as empresas divulgavam seus negócios no que chamamos de mídia tradicional canais que não possuíam muita interatividade ou possibilidade de segmentação aprofundada, como jornais, revistas, televisão e rádio.

No entanto, na medida em que o tempo foi passando e a tecnologia evoluindo, muitos dos hábitos de consumo mudaram, e foi observado o hábito de buscar informações online sobre os produtos e serviços antes de tomar decisões de compra.

Tendo isso em mente, os próprios meios tradicionais tentaram otimizar suas entregas, buscando mais opções de interatividade e modernizando processos a fim de trazer para mais perto todos os possíveis clientes e melhorar a entrega da mensagem ao público.

No entanto, tudo volta ao ponto em que chegamos:

a necessidade de utilizar mídias alternativas e online para garantir que as coisas aconteçam. O mercado é ativo e precisa se comunicar.  Assim, é fundamental que essa comunicação se torne uma coisa bilateral. Na década de 90, quando as pessoas realmente começaram a interagir mais com a internet, o marketing digital se instalou. Começou de forma pequena e passiva, por meio de marketing direto, leilões online e, para empresas mais ousadas, as compras eletrônicas. Desde então, o número de usuários cresceu consideravelmente, resultando no que é hoje: uma verdadeira máquina de dinheiro para empresas que realmente sabem investir.

O marketing digital surgiu nesse contexto, em que foi notada a imensidão de blogs e comunidades virtuais quefalavam dos mais diversos assuntos e, entre eles, produtos e serviços que haviam sido comercializados. Os impactos desses grupos foi tamanho que a internet foi vista como uma excelente alternativa de promoção de marca, de produtos e de serviços, se tornando o que é hoje. O fenômeno do marketing digital vem crescendo tanto que hoje ele vai muito além de simplesmente computadores: a era mobile é uma realidade e as empresas que querem ter sucesso em seus negócios — inclusive, nas ações de marketing digital — precisam otimizar suas campanhas e estratégias para o mobile, sempre pensando em sites, blogs e e-commerces responsivos, anúncios segmentados, dentre outras práticas.

 

Fonte: http://materiais.rockcontent.com