Como começar a fazer marketing digital?

Como começar a fazer marketing digital?
Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Você já deve estar cansado de ouvir que “o primeiro passo é o mais importante e o mais difícil”, não é? A verdade é que você não precisa sofrer para começar a fazer marketing digital para a sua empresa – basta ter disciplina e manter uma rotina de atividades para que tudo fique no lugar.

A primeira coisa a ter em mente é que não existem fórmulas mágicas, nem milagres instantâneos. Também é importante saber que a sua visibilidade na internet pode ser infinita, desde que você invista nos canais certos. Porém, lembre-se: é preciso agir constantemente para que esta visibilidade de fato aconteça.

Criamos este breve guia para ajudar neste seu início de jornada e falaremos sobre os seguintes pontos:

 

O que é marketing?

Para começar, precisamos primeiro conhecer o conceito geral de marketing. De acordo com a American Marketing Association, a mais importante entidade relacionada à pesquisa e à prática dessa área no mundo, entende-se que:

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições, e processos para criar, comunicar, entregar, e trocar ofertas que têm valor para os consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo.” – American Marketing Association, Julho 2013.

Com base nisso, podemos observar que a prática engloba muito mais do que estamos acostumados a ver por aí. Tentar resumir o marketing a uma simples ação de comunicação é bastante perigoso, para não dizer errado. A comunicação faz parte do marketing, sim; mas não contém em si todas as outras funções do conceito.
Desde a virada do século dezenove para o século vinte, as práticas de marketing envolveram criar produtos, desenvolvê-los, distribuí-los e, também, comunicar ao público estes produtos. Porém, o marketing evoluiu muito desde a sua “formalização” como atividade e também campo de estudo.

O que hoje ficou popularmente conhecido como “marketing digital”, nada mais é do que um apelido para “estratégias e ações de comunicação de marketing na internet”. Boa parte do que fazemos no marketing digital está voltado apenas à prática de um pedaço do que de fato é o marketing, que se chama “comunicação de marketing” – é importante que isso fique bastante claro.

Embora seja possível seguir os conceitos de marketing em canais digitais, muitas pessoas não o fazem. Alguns negócios como comércios eletrônicos, cursos à distância etc. podem ter seus processos de criação, comunicação, entrega e troca e produtos e serviços totalmente orientados pela internet, mas uma grande parte do mercado usa apenas a função “comunicação” do marketing nos canais digitais.

Desta forma, podemos dizer que o marketing que fazemos é exatamente o mesmo de sempre. O que muda são as ferramentas e facilidades que temos para nos conectar com nossos públicos, realizar vendas, medir resultados e acompanhar o desempenho geral do negócio.

Ainda assim, estas “estratégias e ações de comunicação de marketing na internet” (ou marketing digital, para facilitar) seguem alguns princípios básicos. Veja a seguir quais são eles.

 

Leia mais

Fonte:https://motdigital.com