Quais são os principais benefícios do Marketing Digital para empresas?
|O Marketing Digital oferece vários benefícios para empresas em comparação aos meios de comunicação tradicionais. Após passar por várias fases, esta estratégia de comunicação desenvolveu bases fundamentais que permitem a qualquer empresa encontrar o seu espaço e público-alvo na Internet.
Sublinhamos que subjacente a todos os benefícios deve estar a noção de valor acrescentado.
Os conteúdos online (website, blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros) não devem representar apenas um catálogo de vendas, mas sim conteúdos que fornecem informações de valor para os visitantes, permitindo assim construir uma relação de confiança entre o negócio e potenciais clientes.
Benefícios do Marketing Digital: Visibilidade e Autoridade da Marca (Branding)
A Internet torna possível a qualquer empresa ultrapassar as fronteiras geográficas e atingir milhões de pessoas em todos os lugares do Mundo. Ou seja, não limita o negócio somente ao meio físico.
Um site oferece a possibilidade de se relacionar diretamente com potenciais clientes, mostrar serviços ou produtos e gerar confiança no mercado. As marcas que atuam ativamente no ambiente digital por meio de um blog corporativo, site e redes sociais, principalmente com Marketing de Conteúdo, têm grandes hipóteses de se tornarem uma autoridade nesse mercado.
Benefícios do Marketing Digital: Presença online constante
Atualmente muitos consumidores têm o primeiro contato com as marcas e negócios pelo website, blog ou redes sociais. A presença online consiste em ser encontrado por pessoas que já conhecem a marca mas também para atrair um novo público em potencial. Em tempos onde o Google é rei, então obter uma presença online é essencial para empresas que desejam ser encontradas pelos clientes.
Benefícios do Marketing Digital: Aberto 24 Horas e 7 Dias por Semana
Se uma empresa aposta na Internet nunca mais deixará de atender um cliente porque está fechada. 24 horas por dia, 7 dias da semana, feriados, fins de semana, Natal, mas as portas do negócio continuam abertas.
Benefícios do Marketing Digital: Baixo Custo em Publicidade e Mais Flexibilidade
A primeira grande diferença entre a Internet e os meios tradicionais é que os anunciantes determinam o quanto querem/podem investir em anúncios e qual o período que deseja fazê-lo de forma autónoma.
Também é possível modificar anúncios e aperfeiçoá-los quantas vezes forem necessárias. E, por último, e não menos importante, alcançam uma quantidade devastadora de potenciais clientes. Não quer dizer que não se deva usar a publicidade tradicional.
Benefícios do Marketing Digital: Tudo Pode Ser Mensurado
Medir é Saber e no Marketing Digital é possível mensurar cada ação e verificar os detalhes dos resultados de cada página do website, artigos do blog, campanhas de email ou Facebook, ou qualquer outro tipo de acção.
Desta forma, sabemos exatamente o que devemos aperfeiçoar ou excluir do plano estratégico. Assim, damos ênfase total às ações que possuem real retorno para o negócio.
Benefícios do Marketing Digital: Construir uma audiência qualificada
Outro ponto importante do Marketing Digital para empresas é o facto de ser possível construir do zero uma grande audiência qualificada que realmente deseja consumir o produto/solução, sendo ainda possível relacionar-se com esse público e até fidelizá-lo de forma automatizada.
O Marketing Digital possibilita que atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem total relação com o produto/solução.
Com o passar do tempo, esta audiência torna-se um ativo fundamental para a empresa.
Benefícios do Marketing Digital: Segmentação de Público-Alvo
Conhecer bem o público-alvo é um fator de extrema importância nos negócios.
Através de diversas ferramentas online como, por exemplo, plataformas de email marketing, funis de vendas, redes sociais e ferramentas de CRM, é possível mapear e segmentar o público com muito mais precisão e rapidez. Na criação de conteúdos digitais esta tarefa é fundamental!
Benefícios do Marketing Digital: Acompanhamento da jornada de compra
Antes, a jornada de compra dos consumidores era relativamente simples. Primeiro, via uma publicidade na TV ou no jornal, ia até uma loja física e tomava a decisão lá dentro, onde também fazia o pagamento.
Hoje, porém, essa jornada está muito menos linear e previsível — e muito mais digital.
O consumidor pode pesquisar preços no computador, comparar alternativas pelo celular, ir até as lojas e experimentar os produtos, voltar para casa e comprar no e-commerce.
Mas pode também fazer tudo diferente disso para comprar o mesmo produto.
O que é positivo e de realçar é que o Marketing Digital permite acompanhar toda esta jornada de compra. Por todos os canais pelos quais o consumidor passa — site, Facebook, blog, loja virtual etc. —, as marcas podem estar presentes com conteúdos e ofertas interessantes.
Assim, fica mais fácil ajudar o cliente a resolver todas as suas dúvidas e objeções e influenciar a decisão de compra.
Benefícios do Marketing Digital: Personalização das ofertas
Mais interessante do que segmentar o público de anúncios e os contatos de e-mail marketing é personalizar a comunicação.
Afinal, mesmo dentro de um segmento de público, cada indivíduo tem um perfil diferente e vive diferentes momentos de vida.
Por isso, a personalização aparece com força no marketing atual, especialmente porque o Marketing Digital permite criar conteúdos e ofertas únicas para cada pessoa.
Benefícios do Marketing Digital: Criar relacionamento com o cliente
A Internet permite que, além de atrair um cliente e aumentar as oportunidades de vendas, as empresas possam criar relacionamentos duradouros com o cliente.
Por exemplo, um atendimento nas redes sociais ou num chat de website exige menos tempo que o contato telefónico ou uma resposta por email que esclareça uma dúvida recorrente dos consumidores.
São diversos os canais que podem ser relacionados para interagir com o cliente e todos são complementares.
Além de permitir atrair e qualificar os Leads, uma estratégia digital oferece recursos para que, após essa etapa, seja possível desenvolver meios de continuar em contato com o cliente.
O relacionamento constante pode melhorar a experiência pós-venda de várias maneiras, por exemplo, com conteúdos relevantes, cupões promocionais, ofertas correlacionadas e oportunidades para futuros negócios. Assim, as empresas aumentam bastante a fidelização de clientes, gerando divulgação positiva do negócio – o sempre importante boca a boca.
Benefícios do Marketing Digital: Concorrência com empresas maiores
Muitas vezes uma empresa pequena tem receio de iniciar uma estratégia de Marketing Digital por acreditar que, assim como no marketing offline, estará em desvantagem em relação às concorrentes.
Contudo, o ambiente online é o que oferece melhores condições de equiparação dessa diferença. Quando se possui uma estratégia criativa e bem desenvolvida, que é constantemente aprimorada e alimentada com novos conteúdos, as chances de ter bons resultados são altas. O importante é que as técnicas de marketing sejam executadas profissionalmente – com eficiência e qualidade – mesmo que os recursos sejam limitados.
Benefícios do Marketing Digital: Resultados de longa duração
O Marketing Digital oferece meios pagos e orgânicos. Entre os orgânicos estão as técnicas de SEO e o Marketing de Conteúdo que, dentre outros benefícios, são coisas que a marca jamais perde (a não ser que queira).
Os conteúdos criados podem ser acedidos anos após serem publicados e ainda gerarem uma conversão e resultar numa venda, pois o importante é que o utilizador tenha as necessidades satisfeitas, independentemente de quando o conteúdo foi criado.
Benefícios do Marketing Digital: Excelente custo-benefício
Após tantas vantagens apresentadas, muitas pessoas pensam que o Marketing Digital provavelmente custará uma fortuna e está fora do orçamento possível para uma empresa de pequeno porte, mas é justamente neste aspecto que o Marketing Digital se mostra tão vantajoso.
Não existe um preço mínimo para investir online, o ideal é que o orçamento esteja de acordo com os objetivos do negócio, que por sua vez devem ser condizentes com a verba disponível.
Estratégias como links patrocinados e Facebook Ads são pagas apenas quando o utilizador deseja e realmente precisa.
O Marketing de Conteúdo, em conjunto com o SEO, oferece diversas oportunidades paralelas.
O Marketing Digital é sem dúvida uma estratégia extremamente eficaz para pequenas e médias empresas que procuram por investimentos mais seguros e que resultem num aumento das vendas.