Tam é a aérea brasileira que mais interage na internet
|A Tam foi indicada como a companhia aérea brasileira mais sociável da internet, de acordo com pesquisa realizada pela E-Consulting Corp. A consultoria analisou o Índice de Presença On-line (POL) de 130 das 1.000 maiores empresas presentes no País no primeiro semestre deste ano. No ranking geral, a companhia ficou em 15º lugar.
O estudo observou Twitter, LinkedIn, YouTube, Reclame Aqui, Google, Facebook e Orkut para avaliar o desempenho on-line das corporações e considerou a qualidade das interações e as iniciativas de Branding, Vendas e Relacionamento (BVR).
“Trabalhamos em nossos canais on-line para dar respostas rápidas e monitorar assuntos relevantes ou destacar novidades, ofertas e conteúdos de interesse para diversos públicos”, afirma o gerente de Engagement Marketing da Tam, Renato Ramos.
O coordenador da pesquisa, Daniel Domeneghetti, fala sobre os conceitos da análise. “Presença on-line é a capacidade de escolher os canais corretos, com as mensagens corretas, para os públicos relevantes. Em nosso estudo, consideramos 23 variáveis para avaliar o nível da visão multicanal das empresas nas redes sociais.”
RANKING
1 – Coca-Cola
2 – Google
3 – Apple
4 – Fiat
5 – Natura
6 – Ford
7 – Volkswagen
8 – Nokia
9 – TV Record
10 – IBM
11 – Petrobras
12 – Microsoft
13 – Toyota
14 – Motorola
15 – Tam
Fonte: Diario do Turismo