SEO ou otimização de sites.

 

Na verdade aparecer como primeiro, segundo ou terceiro da lista de exibição do Google demanda muito trabalho por parte do dono do site, que precisará investir bastante em SEO ou otimização de sites. Só assim um site poderá ser ranqueado pelo Google.

E como eu faço SEO?

SEO nada mais é do que um conjunto de métricas que possibilita a um site ser encontrado com mais eficiência por pessoas que se interessem pelos assuntos tratados neles. Em meio a um mar de sites que surgem todos os dias, é com o uso de práticas de SEO que um site consegue se destacar entre os demais.

São muitas as métricas que podem ser aplicadas a um site para que ele apareça com maior destaque em sites de busca, podendo ser divididas em métricas aplicadas no próprio site (SEO interno) e fora dele (SEO externo).    

Entendendo o processo de ranqueamento

Como já dissemos antes, existem muitos fatores que influenciam no ranqueamento dos sites e a grande maioria não é conhecida pelo público, já que a empresa só deixa escapar algumas de suas métricas.

Dentre as conhecidas, quatro são as de maior relevância para quem almeja um lugarzinho na primeira página de busca.

Bons linksNeste quesito, o que importa é a qualidade e não a quantidade de links. Não adiantaria nada se 15 sites apontassem para o seu se esses sites não são bem vistos pelo Google – o que ainda pode acabar mal para o seu próprio site, que pode ser interpretado como um site ruim também. O que passa relevância para uma página é um bom link apontando para ela, então preze sempre pela qualidade dos links que referenciam seu site.

Otimização InternaUm site não consegue bons links se não for bem estruturado. Preste atenção em seu site e veja se as palavras-chave para as quais você quer aparecer nos buscadores aparecem ao longo da página. Olhe as URLs e certifique-se de que estão otimizadas da melhor forma e não se esqueça de ver se você está seguindo a ordem hierárquica do H1 – que só pode existir um por página. Quando você faz uma lista, coloca os números manualmente ou usa a ferramenta de listagem? Tudo isso influencia bastante na parte interna do seu site.

Experiência do usuário: Você conseguiu deixar seu site bonitinho em relação à otimização interna, mas ainda não tem bons links? Pense se as pessoas que visitam seu site conseguem encontrar um conteúdo de qualidade de um jeito fácil. Se não conseguem, é bom você investir na experiência do usuário. Produza bons textos e informações valiosas para quem quer saber sobre o que você está falando. Deixe não só os textos claros, mas também a navegação em seu site, fazendo-a da maneira mais simples possível para seu visitante. Isso vai melhorar a quantidade de visitas e aumentará o tempo de permanência de um visitante em suas páginas.

 

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