Qual é a principal diferença entre Marcas e Produtos

Os produtos existem nas prateleiras e expositores das lojas físicas e online. As marcas existem na cabeça de todos os consumidores! O melhor exemplo para entender esta diferença são as Love Marks.

 

Para compreender a definição ou o conceito do lovemark, basta pensar nos aficionados da Apple, Nike, Ferrari, Samsung, Starbucks, Nintendo ou Sony, entre muitas outras marcas.

 

Os consumidores não somente consomem os produtos, mas também recomendam, pois sentem orgulho em possuí-los, defendendo essas marcas perante outras pessoas com gostos e opiniões diferentes.

 

Ou seja, os consumidores de lovemarks manifestam euforia e paixão quando esperam um lançamento, fazem fila para obter os produtos, sentem entusiasmo, ansiedade, alegria e devoção por cada nova versão de determinado produto.

 

Todas estas emoções são as que fazem que umas marcas tenham mais sucesso, enquanto outras com qualidades semelhantes são esquecidas num mercado hiper-saturado que oferece a cada indivíduo possibilidades infinitas de escolha.

 

Funções das Marcas

  • Criar valor para o consumidor
  • A marca é um contrato
  • A marca identifica
  • A marca diferencia os produtos
  • Criar valor para a empresa
  • Tem valor comercial e institucional

Funções das marcas para os consumidores

Praticidade: Carácter prático da marca, permite memorizar e reconhecer facilmente

Garantia: Uma marca conhecida assegura um determinado nível de garantia

Personalização: A escolha de certas marcas pode permitir ao consumidor afirmar a sua orginalidade, a sua personalização

Lúdica: Prazer de escolha

Especificidade: A marca remete a uma configuração única de atributos-produtos

Distintiva: É o único elemento que permite aos consumidores diferenciar os produtos semelhantes

 

Fonte: http://www.estrategiadigital.pt/