Qual é a precisão da topografia com Drones

Qual é a precisão da topografia com Drones
Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Na topografia convencional as informações são coletadas de forma direta, isso quer dizer que os locais que se deseja adquirir informações são ocupados por equipamentos, como níveis e estações totais.

 

A leitura das informações angulares pelos equipamentos topográficos são extremamente precisas, alinhado com a utilização de métodos de correção de erros como leitura conjugada e dupla irradiação a precisão final das coordenadas chegam ser na casa milimétrica.

 

Temos que lembrar que por demandar um esforço humano na maior parte da topografia convencional, é possível que erros aconteçam tendo que refazer todo ou parte do trabalho se passos importantes forem ignorados.

Solicite orçamento.

Qual é a precisão da topografia com Drones?

considera-se que as precisões de escala de mapeamento em planimetria e altimetria são respectivamente, 1 a 1,5 na planimetria e 2 a 3 vezes na altimetria.

 

Quando são utilizados pontos de apoio, através do GSD escolhido, é possível estimar a acurácia posicional dos produtos finais através da seguinte formulação:

 

Planimétrica (X e Y) = 1 a 1,5 x GSD

Altimétrica (Z) = 2 a 3 x GSD

 

O que é GSD?

GSD é uma sigla em inglês que significa Ground Sample Distance, na tradução literal significa “Distância de amostra do solo”, o GSD é a representação do pixel da imagem em unidades de terreno (geralmente em cm).

 

Consideração

 

Como compreendido durante o post, tanto a topografia convencional quanto a topografia com drones possui um papel importante e vantagens dependendo do projeto em questão.

 

Há de se considerar que na topografia convencional é necessário percorrer toda área para se obter as informações do terreno. Essa metodologia implica em mais tempo e pessoas em campo, impactando diretamente no custo do projeto.

 

Além disso, pode ocorrer de não cadastrar alguma informação importante em campo, por exemplo, nascente, árvores… Isso gera o retrabalho de campo que além do gasto financeiro gera atrasos nas entregas, stress com o cliente e afins.

 

O fato de você utilizar uma tecnologia que atenda com qualidade a demanda do projeto, com menos custo e maior produtividade lhe coloca à frente do seu concorrente.

 

Fonte: http://blog.mapearcomdrones.com.br