Marketing viral dicas para pequenas empresasMarketing viral dicas para pequenas empresas
|
O marketing viral é o conjunto de ações de marketing digital que visam criar um buzz, um boca a boca, a repercussão da sua mensagem de uma para milhares ou milhões de pessoas. É uma poderosa ferramenta que permite atingir muitas pessoas na Internet, e propagar sua mensagem.
O marketing viral envolve criatividade, e um bom conhecimento dos valores e do comportamento do seu consumidor. As ações virais geradas criam exposição da sua marca, e para as pequenas empresas pode ser um grande diferencial. No caso do marketing das pequenas empresas na Internet, você pode começar seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.
Entenda seu consumidor e descubra nichos
Pense em um nicho de mercado que você pretende atingir, mas para o qual ainda não criou uma estratégia clara de divulgação ou encontra dificuldades de acesso. Este é um ótimo candidato para que você comece a trabalhar com o marketing viral.
Pesquise esse nicho e qual a mídia social em que ele está presente.
Se você tiver dificuldade para concluir essa tarefa, simplifique e escolha uma grande mídia, como o YouTube ou o Twitter.
Crie ações de marketing viral
Pesquise no Google três ações de marketing viral feitas para nichos semelhantes ou próximos ao que você pretende atingir.
Com seu material de pesquisa, faça um brainstorm com no mínimo cinco pessoas para criar ideias de campanhas virais. Se não tiver esta equipe ou uma agência, convide clientes, amigos e fornecedores.
Comece apresentando as pesquisas do nicho, das mídias sociais e das ações de marketing viralcoletadas.
Procure sair desse brainstorm com no mínimo uma ação de marketing viral, que você considere surpreendente, com a definição da mídia, da rede social, de como semear e de quem são os usuários alfa (os internautas iniciais para os quais vai divulgar a mensagem – Defino isso no meu livro A Bíblia do Marketing Digital).
Procure utilizar vídeo ou animação em Flash como peça viral para sua ação de marketing viral. Eles são mais fáceis de produzir em seu primeiro trabalho. Produza tudo com atenção aos detalhes.
Lembre-se: faça o enxoval completo, ou não faça. Seja criativo e faça algo que lhe dê orgulho.
Semeie sua ação de marketing viral, trabalhe os usuários alfa e acompanhe a ação.
Aprenda com tudo isso
Aprenda com essa experiência de marketing viral.
Se a campanha de marketing viral não decolou e não gerou um retorno expressivo, entenda por quê e analise com atenção para acertar na próxima.