Marketing de conteúdo para pequenas empresas
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O marketing de conteúdo é o conjunto de ações de marketing digital que visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante para atrair a atenção e conquistar o consumidor online.
O marketing de conteúdo envolve diversas técnicas e ações, como a correta concepção do site, a otimização do site para ferramentas de busca (SEO), a construção de um blog, e inúmeras outras, mas para o marketing das pequenas empresas na Internet, você pode começar seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.
Defina seu público-alvo, de forma clara e específica
Pense quem é o seu consumidor. Aquele que de fato precisa e dá valor ao seu produto. O seu cliente ideal. Esta definição você já deveria ter no planejamento do seu negócio, mas se não tem, esta é uma boa oportunidade para criá-la.
Planeje o conteúdo
Planeje o conteúdo que você pode produzir para este seu consumidor. Pense no que o seu consumidor busca na Internet antes de decidir a compra. Não produza conteúdo para você ou sua empresa. Produza conteúdo para atrair o seu cliente.
Não pense em produtos, pense em informações. Pense como o seu cliente pensaria, de frente para o Google, quando procura uma empresa como a sua.
Para planejar este conteúdo, e defini-lo com clareza, siga os passos a seguir:
- Quem é o público-alvo.
- O que se pretende do público-alvo.
- Como se comporta o público-alvo.
- Que informação o público-alvo busca.
- Que conteúdo produzir para o público-alvo.
- Como produzir esse conteúdo.
Aloque recursos
Não há mágica, você tem que alocar os recursos necessários para produção do conteúdo da sua empresa. Pense neste investimento como a divulgação do seu negócio para um público que está realmente buscando por ele.
Estes recursos podem ser um estagiário, um funcionário, ou mesmo você. Mas garanta que sejam reservados um horário e dias da semana fixos para esta atividade.
Aloque os recursos necessários à execução do planejamento e à produção constante de conteúdo.
Crie seu blog
Use ferramentas práticas e gratuitas como o WordPress. A maioria dos fornecedores que hospedam sites tem instalações gratuitas de blogs que podem ser facilmente incorporados ao seu site atual.
O seu blog pode aparecer no menu do seu site, e deve pertencer ao mesmo domínio (URL) dele.
Divulgue
Divulgue constantemente seu blog, ajudando seu conteúdo a ser conhecido nas mídias sociais, outros blogs, Twitter, Facebook, Orkut.
Integre seu Blog ao Twitter, de maneira que toda vez que você colocar conteúdo, ele aparecerá para seus seguidores.
Conteúdo útil e relevante
Tenha um conteúdo que seja relevante para a comunidade de seus clientes, sempre se preocupando em manter um conteúdo atualizado e útil para seu público.
Foco é tudo
Mantenha o foco, resistindo à tentação de misturar propaganda ao conteúdo e criando textos sem interesse.
Monitore os resultados
Este esforço inicial dará resultados. Mas não se esqueça: Monitore, monitore e monitore.
O marketing digital é feito para dar resultados.
Fonte: http://www.claudiotorres.com.br