Google Pinguim
|O Google fez exatas 52 alterações em abril. Algumas dessas mudanças impactam diretamente em muitos sites. Em alguns casos vários negócios foram literalmente destruídos por esse tipo de variação de posicionamento. No entanto, para alguns engenheiros do Google, isso não importa, eles não devem estar nem aí para os negócios que sobrevivem da Internet. O negócio é mudar, mesmo que seja para muito pior.
O Google já havia feito algumas atualizações anteriores com o Panda, mas agora as mudanças foram muito mais radicais e modificam muito a maneira como se ranqueia as páginas na busca orgânica, embora há quem diga que praticamente não houve mudança nos critérios. Alguns sites simplesmente desapareceram da busca. Outros são encontrados lá pela página dez em suas respectivas categorias.
Mas vamos aos pontos: o que aconteceu? As seguintes alterações têm o maior impacto sobre a posição de suas páginas nos resultados de pesquisa (de acordo com o diz um certo engenheiro do Google).
Alterações em como os termos de busca são pontuados no ranking
Um dos sinais mais fundamentais utilizados na pesquisa é SE e COMO os termos da sua pesquisa aparecem nas páginas que você está procurando. Essa mudança modifica a forma como esses termos são pontuados. Os engenheiros do Google não deixaram muito claro como se dá essa mudança, apenas anunciaram e quem tiver uma varinha mágica, que tente adivinhar o que ocorre, como segue:
Keyword stuffing
Implementação de um classificador destinado a detectar quando um site está engessado de palavras-chave. Essa mudança fez com que a classificação da palavras-chave sofresse uma mudança radical na classificação de um site, pois, se detectado que o site possuísse um número muito grande de um determinado termo dentro de uma página, automaticamente seu ranqueamento despenca. Portanto, não estranhe se algum site praticamente não tiver muitos termos de busca em determinada página e ele estiver bem colocado na busca orgânica, mesmo que ninguém tenha feito um trabalho de otimização de sites nele.
Com essa mudança o Google acabou ranqueando bem quem nem tem conteúdo para estar bem ranqueado, beneficiando, em alguns casos, sites muito ruins. E quando se diz ruim, é ruim mesmo! Depois do Pinguim alguns sites nem deveriam estar na primeira página de busca. Pinguim deve ser alguma abreviação de “vamos te ferrar pra ver se conseguimos te vender links patrocinados”.
Resultados mais voltados à autoridade
Um certo engenheiro do Google já sinalizava em seus tweaters que usaria a autoridade para ranquear os sites. Neste ponto parece que pouca coisa mudou, eles já usavam isso desde o Panda. Talvez, e usando a tal varinha mágica de adivinhação, o Google tenha dado mais ênfase nisso.
Maior diversidade de domínios
Às vezes, a busca retorna muitos resultados do mesmo domínio. Essa alteração fez com que um conjunto mais diversificado de domínios viessem à primeira página, derrubando outros sites que antes estavam bem cotados por seus conteúdos. Ainda não conseguimos digerir isso… talvez seja algum algorítimo para manipular a busca orgânica. E se você pensa que o Google não manipula a busca orgânica, é melhor rever seus conceitos.
O Pinguim veio para mudar tudo. Alguns engenheiros do Google não estão nem aí para o seu negócio e tudo que você trabalhou com as informações anteriores que o Google disponibilizava para ranquear seu site, já não servem mais. Um dos nossos clientes caiu apenas uma posição, ele estava na primeira e foi para a segunda posição. Outro cliente teve menos sorte, foi para a quinta página. Quinta página com um site otimizado é o fim da picada. Ainda bem, que do universo de clientes que temos, somente esses dois foram afetados. Se bem que não vamos descansar enquanto nosso cliente não voltar para a primeira página.
O Google também atualizou o algoritmo de buscas locais e os títulos, na maneira como são exibidos para algumas páginas.
Links Externos
Outros itens na lista de atualização se referem a links. Alguns engenheiros do Google consideraram alguns fatores relativos a links externos: analisaram os links de entrada através de widgets de alguns blogs e como foi a maneira de conseguir isso, se foi através da compra de links de outros sites com o texto âncora na correspondência exata do termo de busca. A aquisição de links através da compra é contra as diretrizes do Google. O Google considera esse link unicamente para manipular o PageRank, ao invés de fornecer qualquer valor para os visitantes.
Comentários spam. Duas coisas se mostraram problemáticas para sites que tentam classificar artificialmente suas palavras-chave específicas: assinaturas nos comentários contendo texto âncora na correspondência exata, e pessoas que usam um nome de usuário spam como um pequeno texto com correspondência exata do termo de busca.
Mensagens de clientes em sites questionáveis. Embora as mensagens de clientes sejam uma forma legítima de ganhar links para seu site, sites afetados pelo pinguim tinham links que apontavam para o site a partir de sites cheios de artigos de baixa qualidade, onde o foco foi sobre o texto âncora ao invés do conteúdo.
Links de sites perigosos. Você tem links de sites que tenham sido sinalizados como malware, com inúmeros pop-ups, ou outros problemas com spam, estes foram outros fatores que causaram a perda do seu ranking no Google. Ligações de e para autores de spam ou “más vizinhanças” são um perigo.
SEO Negativo
Embora isso abra um precedente perigoso, o de que é possível prejudicar algum site somente colocando links em sites duvidosos ou apontando links com texto âncora exato em diversos blogs, inclusive usando programas spam para realizar a tarefa, o Google não quis nem saber, derrubou vários sites, mesmo alguns desses links serem feitos de acordo com as regras antes estabelecidas. De hoje em diante, tome cuidado com analistas SEO com algum conhecimento em geração automatizada de links, você pode desaparecer da busca orgânica, graças ao Google Pinguim.
A mudança, na verdade, foi promover uma verdadeira demolição de negócios, com muitos sites sendo literalmente banidos da busca orgânica. O Google não é mais um site de busca, virou uma empresa de publicidade. Publicidade paga! A mudança para o Pinguim vai ajudar somente ao Google com os links patrocinados, já que em alguns casos a busca orgânica se tornou uma piada de mau gosto com sites praticamente sem conteúdo ou conteúdo ruim. Só que nós aqui vamos continuar não dando um único centavo para eles, pois quem trabalha com otimização tem obrigação de estar bem na busca orgânica e não usar link patrocinado para vender seu serviço.
Tudo soou como algum tipo de punição e, em alguns casos, sem motivo. Pergunta: quem é o Google para punir? Principalmente porque eles mudam o que bem entendem da noite para o dia, sem consultar ninguém. Mudam e algumas mudanças podem destruir negócios baseados na Web, que dependem diretamente de visitantes qualificados. Vida de Analista de otimização de sites virou um inferno de uns tempos pra cá, dado a responsabilidade que temos para com os nossos clientes. E não se surpreenda com essa declaração, busca orgânica não é uma simples brincadeira de blogueiro, é dinheiro e temos a responsabilidade e comprometimento com os nossos clientes.
Como ajustar suas páginas para o “Novo” Google?
Se quiser ficar na primeira página do Google para a sua categoria, tem que ter certeza que suas páginas obedecem essas mudanças recentes do algoritmo do Google. A primeira mudança que deve fazer é mudar para algum programa de CMS para criar seu site, pois um dos itens implementados pelo Panda em dezembro do ano passado, é a interatividade. Ou seja, mude seu site para Blog, pois eles são a melhor opção para esse tipo de interação, já que permitem que as pessoas participem do seu site.
Se você participou de algum esquema de compra de links (aqueles pacotes de links baratinhos que te ofereceram por alguns poucos dólares) tente se livrar disso. O Google está muito mais atento a isso do que você imagina. Lembre-se de uma coisa: se você consegue achar esses pacotes, os engenheiros do Google também conseguem. E certamente eles são mais especialistas do que você.
Procure se livrar de tudo que é gordura no seu site, principalmente palavras-chave em excesso. Resista à tentação de colocar muitos termos-chave de busca dentro das suas páginas. Lembre-se: alguns sites ruins estão na primeira página praticamente sem conteúdo. Até a estrutura de alguns sites são ruins e eles estão lá. Então faça um texto coerente, usando os termos-chave quando realmente tiverem que ser usados.
Fazendo essas mudanças, com o tempo talvez seu site volte para a primeira página. Talvez porque não se sabe quais outros aspectos vão ser necessários no próximo mês. Mas dependendo, se seu conteúdo for realmente bom, provavelmente você terá um excelente posicionamento, é só aguardar.
Fonte: http://www.marketingdigital.net.br/