Criando um site amigável ao Google â Conquistando o Google
|
O sistema de busca do Google possui um indexador que vasculha os sites a procura conteúdo contidos nos sites.
Para que isso seja possível, é necessário que o indexador tenha o caminho livre pela frente, que encontre textos em abundância e que haja links dispostos de uma forma que ele possa entender e encontrar as demais páginas de seu site.
O problema é que alguns sites foram construídos ou possuem partes que não são compreendidas pelo indexador.
Em casos assim o site acaba sofrendo, já que o indexador não consegue indexar todo o conteúdo, que conseqüentemente não aparecem nos resultados das buscas.
Páginas protegidas por login
Páginas protegidas por login não bloqueiam só os visitantes indesejáveis, mas também o indexador do Google ao tentar acessar a página.
Se você pensa em receber visitas enviadas pelo Google e mesmo assim precisa criar páginas protegidas, evite bloquear o site todo (muito comum em fóruns de discussão).
Evite o excesso de animações em Flash
Apesar de o indexador do Google estar aprendendo a ler textos contidos em animações em Flash, o resultado ainda não é satisfatório.
Portanto evite desenvolver sites feitos em Flash, principalmente os textos e o menu de navegação, pois o indexador do Google não conseguiria identificar os textos e links contidos na animação e conseqüentemente não conseguiria indexar as páginas de seu site adequadamente.
Se precisar de adicionar animações em Flash, faça com moderação e nunca crie o site inteiro em Flash (é só uma dica).
Textos em imagens
Textos escritos em imagens não são compreendidos pelo indexador e acabam sendo ignorados.
Se precisar adicionar textos em imagens faça com moderação, certificando-se de que existe texto suficiente na página.
Use HTML
O indexador do Google é capaz de ler conteúdo escrito em HTML normalmente, porém pode ter problemas caso do conteúdo esteja em outra linguagem.
Se precisar criar menus de navegação em Javascript ou qualquer outra linguagem que atrapalhe o indexador de encontrar as páginas de seu site, procure criar o mesmo menu utilizando HTML (pode ser adicionado no rodapé do site).
Fonte: http://www.criarsites.com/
Por: CELSO LEMES