Como gravar videoaulas de sucesso

Como gravar videoaulas de sucesso
Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

O mercado da educação a distância (EAD) está em crescimento acelerado, seja para grandes instituições de ensino ou para o pequeno produtor de videoaulas, está cada vez mais lucrativo se lançar nesse mercado e investir em aulas online.

E já parou para pensar porque o mercado das aulas online é tão bem sucedido hoje em dia? Para começar a entender esse movimento, é só pensar em algumas características da internet em si e em como elas afetam o comportamento das pessoas. Muitas pessoas, quando querem aprender algo, vêem a internet como a principal fonte de informação e isso acaba facilitando a disseminação de conteúdo no ambiente online.

Para os alunos, além de ser muito mais econômico, o ensino a distância traz muito mais comodidade também, afinal, é possível fazer um curso inteiro sem sair de casa. E claro, como é totalmente ligado à tecnologia, o EAD também investe em inovação! Várias novas estratégias, como utilizar de jogos digitais, já fazem parte do dia a dia de uma sala de aula virtual.

 

Entenda seu público e aposte no mercado

O primeiro passo, na verdade, é uma dica muito importante. Em qualquer área do empreendedorismo, digital ou não, um dos passos mais importantes é saber exatamente para quem você vai vender. Para trabalhar com educação isso se torna ainda mais imprescindível. Para se comunicar com alunos, é importante lembrar que você deve falar na mesma língua que eles entendem.

 

Uma boa valiosíssima para começar no mundo dos cursos online é: invista no mercado de nicho. Se você quer saber como gravar videoaulas precisa saber que, basicamente, trabalhar com um nicho significa focar em um grupo bem específico de pessoas com características semelhantes.

 

Agora que você já entende os benefícios do mercado de nicho, vamos começar a aprender sobre as partes práticas de como gravar videoaulas.

 

Como gravar videoaulas

Se você já trabalha com conteúdo em vídeo, precisa entender que gravar videoaulas é um pouco diferente do que gravar outros tipos de conteúdo, como entretenimento.

Plano de aula

Então, para garantir que você grave ótimas videoaulas, o primeiro passo para realmente botar a mão na massa é fazer um plano de aula para cada vídeo.

 

Equipamentos

Sobre as partes operacionais de como gravar videoaulas, uma das partes mais importantes é a escolha de equipamentos. Um bom equipamento não é o único responsável por um vídeo de qualidade, claro, mas pode ajudar – e muito! – suas produções.

 

Câmera

Se quiser saber como gravar videoaulas de ótima qualidade, precisa entender um pouquinho sobre câmeras e como escolher a melhor para o seu projeto,

 

Microfone

Como na maioria das câmeras o microfone embutido não é um microfone de muita qualidade, uma maneira de melhorar o áudio dos seus vídeos é comprando um microfone externo.

 

 

Iluminação

Assim como o som, a claridade da imagem é muito importante. Imagine dar uma aula com as luzes apagadas? Seria bem difícil, certo? O mesmo se aplica para suas videoaulas. Preocupar-se com a iluminação também é um passo importante para garantir a boa qualidade das suas produções.

 

Cenário

Por último, pense também no cenário do seu vídeo. Esse aspecto não diz muito sobre a qualidade técnica da gravação, porém, saber como gravar videoaulas que sejam visualmente atrativas é muito importante para engajar alunos e reter a atenção deles até o final.

 

Saiba como gravar videoaulas com baixo orçamento

 

Pós produção

 

Não se esqueça da pós-produção! É a hora de amarrar todos os pontos que podem ter ficado soltos após a gravação. A edição é muito importante para manter as videoaulas curtas e objetivas! Além de aprender sobre edição no minicurso grátis acima, você pode também conferir 15 programas de edição que vão desde o iniciante ao avançado no nosso artigo focado exatamente nisso!

 

Dicas importantes para gravar videoaulas

 

Fonte: https://sambatech.com