Benefícios do monitoramento nas redes sociais

A presença nas redes sociais é fundamental para aumentar a visibilidade do negócio, mas apenas participar delas não garante retorno. Interagir com o público e observar as menções nas redes sociais são atividades que devem fazer parte da rotina de uma empresa.

 

O monitoramento de redes sociais pode ser considerado como um pilar do trabalho forte e eficaz no meio digital, já que, com ele, é possível saber o que as pessoas falam, onde estão e o que esperam das marcas que gostam e compram.

 

O monitoramento fortalece o posicionamento de uma marca, identifica leads de vendas e melhora o relacionamento com seus clientes, devendo levar em conta os indicadores de visibilidade, influência, participação e engajamento.

 

Muitas empresas optam pela terceirização desse serviço por agências especializadas, como a Media Factory. Embora as ferramentas ajudem, ter um funcionário dedicado exclusivamente a isso atrapalha as pequenas empresas, pois é importante ter alguém para cuidar do monitoramento, que deve ter acompanhamento diário para obter os resultados desejados. Isso porque, além da autonomia adquirida, ganha-se com a rapidez ao acesso a informações estratégicas e contenção de crises.

 

Definido o modelo, o ideal é investir em um bom planejamento, estabelecendo objetivos, definindo as palavras-chave e as categorias que irão organizar o conteúdo capturado pela ferramenta. A escolha da ferramenta é um ponto crítico, por isso, avalie os melhores planos e funcionalidades antes de fazer a contratação.

A definição da equipe também é fundamental, pois a atividade requer dedicação e inteligência. Se não tiver condições de ter colaboradores dedicados, talvez esse não seja o momento ideal para iniciar o trabalho.

 

Definir métricas e a frequência de relatórios gerenciais também é de suma importância. O acompanhamento de indicadores será o termômetro de avaliação de suas ações e imagem de sua marca.

Confira alguns benefícios para o monitoramento nas redes sociais.

• Acompanhamento de números em tempo real;

• Saber como sua empresa está em relação à concorrência;

• Identificar oportunidades de negócio;

• Conhecer a opinião do público sobre seus produtos ou serviços;

• Identificar casos críticos e tomar ações antes que ganhem repercussão;

• Usar as informações para melhorar a qualidade de seu negócio.

 

Fonte: http://tudosobremktdigital.com.br

 

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