Gravação de vídeo para estratégia de marketing.
|Gravação de vídeo para estratégia de marketing. Quanto tempo você passa assistindo à sua série preferida da Netflix, a vídeos no Instagram Stories ou àquele canal que adora no YouTube?
Agora, quantas vezes ficou com uma dúvida que foi facilmente respondida por um vídeo na mesma rede social?
Você não está só.
Hoje, a gravação de vídeo para estratégia de marketing faz parte de muitas empresas e até se tornou fonte de renda para influenciadores digitais.
O consumo de vídeo na web cresceu 6 vezes mais do que pela TV nos últimos cinco anos só no Brasil.
Curiosidade à parte, os programas de TV tiveram expansão de apenas 24% no mesmo período.
O mesmo levantamento mostra que 80% dos brasileiros que assistem a vídeos online estão em busca de conteúdos que a TV não oferece. E 9% deixou de acompanhar a programação televisiva.
Gravação de vídeo para estratégia de marketing. É muita coisa, não é?
- Em termos de vídeo marketing, existem ainda outros ótimos motivos para incluir o vídeo em estratégias digitais:
- Eles trazem até 300% mais tráfego, de acordo com o Marketing Sherpa
- 54% das pessoas gostariam de assistir a mais conteúdos em vídeos das marcas, aponta outra pesquisa do Hubspot
- Outro estudo revela que é possível aumentar o tráfego de pesquisa orgânica em até 157%
Gravar um vídeo pode parecer assustador, mas acredite: é muito simples e pode trazer vários benefícios para a sua marca.
Os momentos da produção de um vídeo
Antes de aprender como fazer um vídeo, é importante entender que a produção desse tipo de conteúdo envolve três etapas diferentes: pré-produção, produção e pós-produção.
1. Pré-produção: o momento mais importante para fazer um bom vídeo
É chamada de pré-produção a fase de planejamento do vídeo a ser criado.
Durante ela, são definidas todas as informações necessárias para a gravação como elenco, locação e roteiro.
Veja quais tipos de definições realizar durante esta fase:
Qual é o objetivo do vídeo?
É ter em mente qual resultado espera com a produção do vídeo. Pode ser aumentar as vendas, fidelizar clientes ou gerar leads, por exemplo.
Para quem ele é?
Pensar sobre as dificuldades, necessidades e preferências do público-alvo que vai consumir o vídeo torna a produção ainda mais assertiva.
Sobre o que ele é?
Para gravar, é preciso definir qual será o assunto do material.
Neste momento, é hora de escrever um roteiro com começo, meio e fim.
Ou seja, uma descrição de tudo o que deve acontecer no vídeo, incluindo falas, imagens e recursos visuais a serem explorados.
Isso torna a gravação mais objetiva e facilita a pós-edição.
Como organizar a gravação?
Já ouviu falar na técnica de decupagem? Se trata de organizar o material de gravação de um vídeo em planos e sequências.
No caso de um roteiro de vídeo, pode incluir até os enquadramentos a serem usados em cada cena.
Qual a locação ideal para o vídeo?
O local onde o vídeo será gravado é importante tanto para o planejamento quanto para a iluminação da gravação.
Prefira um local sem ruídos externos e tranquilo para obter melhor qualidade de áudio.
Já em relação ao cenário, opte pelo ambiente que ajude a transmitir sua mensagem sem roubar a atenção do espectador.
Por isso, a dica é preferir paredes de cor sólida, por exemplo.
Quais cuidados ter com a iluminação?
Atentar-se ao horário para fazer a gravação contribui para a iluminação natural do ambiente, uma aliada para quem quer saber como fazer um vídeo com qualidade.
Procure aproveitá-la ao máximo!
Iluminação artificial
Acredita que o ambiente escolhido para a gravação é muito bem iluminado?
Sempre duvide: a câmera não tem capacidade de captar toda a luz. Com isso, existe o risco de ter imagens granuladas ou menos nítidas.
Então, é bom ter acesso a equipamentos de iluminação artificial para que a luz fique uniforme.
Quer uma dica de posicionamento dos pontos de luz? Coloque um de cada lado do apresentador do vídeo e outro atrás para dar um efeito de contorno. O resultado é para lá de interessante!
Como planejar as gravações?
Para ter sucesso ao entender na prática como fazer um vídeo, o planejamento deve considerar, inclusive, a logística das gravações:
Faça um checklist de equipamentos
Para não esquecer de nada, faça uma lista com os equipamentos que precisa usar no set de filmagem.
Organize as locações
Evite deixar as coisas para a última hora.
Se precisar de um espaço alugado para gravar, por exemplo, agende com antecedência.
Tenha cuidado com os ruídos
Não são só as interferências de áudio causadas pelo trânsito ou por um celular tocando no set de gravação que podem arruinar seu vídeo.
Mas também objetos que possam distrair o público da mensagem que quer passar.
Fonte: https://neilpatel.com/