Twitter como ferramenta de personal branding

 

 

A tentação de apenas publicar piadinhas ou outros conteúdos de entretenimento nas redes e mídias sociais é muito grande e extremamente divertida. Porém não é preciso muitos argumentos persuasivos para convencer alguém de que em um mundo altamente conectado como o nosso, uma imagem ruim pode prejudicar – e muito – o lado profissional de um usuário.Como as redes sociais afetam sua vida profissional? Ora, se cerca de 70% das empresas já vasculham as redes sociais dos candidatos no momento da contratação, imagine a cara dos recrutadores quando descobrirem que você não leva o potencial dessas ferramentas a sério e nem mesmo se importa com o bom senso, publicado e postando o tempo todo conteúdo ofensivo e pejorativo sobre tudo e todos.

Já demos dicas e listamos alguns motivos para você ser mais comportado nas redes sociais. E também não é – pelo menos não deveria ser – novidade para qualquer usuário que as redes sociais são excelentes ferramentas na construção de uma boa reputação profissional, gerenciando seu personal branding  de forma eficiente. As redes sociais podem e devem ser trabalhas como mecanismos de personal branding, e o Twitter é um dos canais mais importantes. Então, aqui vão algumas dicas:

 

1. Siga profissionais de destaque da sua área

 

Use a rede social de microblogs para seguir profissionais de destaque na sua área de atuação profissional e sempre tente interagir com esses perfis. Descolar a atenção de um grande nome do seu segmento é importante, pois faz com que outros passem a olhá-lo de maneira diferenciada, algumas vezes o classificando como um usuário influente e de destaque. Nesse caso chamar a atenção é o objetivo.

 

Dica: seguir amigos e outros contatos também faz parte do ecossistema do Twitter, mas não deixe que isso interfira na sua vida profissional e nem em sua imagem.

 

2. Publique conteúdo relevante e interessante

 

Postar apenas comentários pessoais pode interessar a muita gente, mas não a todos e com certeza não interessa para o seu futuro recrutador. Procure publicar links sobre artigos, vídeos e até mesmo pesquisas acadêmicas que sejam pertinentes ao seu segmento. É óbvio que você não precisa fazer isso o tempo todo, pois assim o seu perfil terá mais uma cara empresarial do que pessoal, mas o bom senso deve ser pilar principal nesse quesito.

 

Dica: tente compartilhar um tipo de conteúdo que interessaria a você como profissional, e não apenas como um usuário comum.

 

3. Use o Twitter de forma profissional

 

Ganhar seguidores porque você só posta conteúdo de entretenimento ou porque usou scripts é muito fácil. O interessante aqui é ter uma conta de destaque porque tem um perfil com informações, links e tweets realmente bacanas, que acrescentam de alguma forma na vida dos usuários. Isso chama a atenção de sites, empregadores, empresas e profissionais que sempre estão na busca por novos talentos e parcerias para negócios.

 

Dica: use o Twitter como se o teu chefe ou futuro cliente sempre estivessem o observando. O que ele veria se entrasse agora no seu perfil?

 

É claro que há espaço de sobra para a diversão nas redes sociais, mas isso não significa usar tais canais para ofender e nem publicar algo que não seja do perfil de um profissional sério. Faça as redes sociais trabalharem para você e construa uma boa imagem perante seu mercado.

 

Fonte: http://blogmidia8.com

 

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