Facebook: Timeline pode custar seu próximo emprego

Nova página de perfil da rede reunirá todas as informações do usuários desde entrada no site; novidade pode trazer fatos embaraçosos.

 

O Facebook mexeu com o mundo das redes sociais nesta semana ao fazer grandes anúncios durante sua conferência de desenvolvedores F8. O maior deles é a chamada Timeline (linha do tempo, em tradução livre). A novidade significa uma grande mudança em relação a página tradicional de perfil do site, e as informações nela podem influenciar suas chances de conseguir um emprego.

 

A Timeline, combinada com outras mudanças reveladas na semana, pode resultar em informações demais na rede social. O novo Facebook facilita compartilhar o livro que você está lendo, o filme que está vendo, a música que está ouvindo, a refeição que está comendo, e outras informações em tempo real com os amigos no site.

 

O conceito parece ter um grande potencial para te ajudar a realmente ser mais social com sua rede social. O problema é que possíveis chefes e contratantes também estarão de olho. Por isso, você precisa se esforçar um pouco para ter certeza que a página passe uma imagem sua que você quer mostrar para os outros.

 

Quando seu perfil atual é convertido para uma Timeline, ele pode revelar algumas imagens, eventos e atualizações de status do passado que você talvez tenha esquecido – e algumas que você realmente queria ter esquecido. O Facebook automaticamente fará uma busca na sua existência no site para extrair trechos relevantes e colocá-los na sua linha do tempo.

 

Se você está no Facebook há algum tempo, não há como saber que tipos de revelações podem ser feitas com o recurso. Felizmente, será possível identificar a informação a ser promovida na Timeline, e esconder ou apagar as entradas que não deseja expor ao mundo.

A informação exibida na Timeline terá os mesmos controles e restrições de privacidade que suas informações publicadas atualmente. Você pode permitir que alguns elementos fiquem visíveis para o público geral, enquanto limita outros apenas para amigos próximos e/ou familiares.

 

Empregadores costumam verificar os perfis nas redes sociais dos candidatos à vagas durante o processo de seleção. Se você está efetivamente usando os controles de segurança e privacidade do Facebook, gerentes de RH dificilmente poderão ver muita coisa – se é que verão algo – a não ser que você realmente os adicione a sua rede. Mas, se você não for cuidadoso, pode expor eventos que vão influenciar sua contratação – de modo positivo ou negativo.

 

Desde que feita de modo correto, a Timeline pode ser um tributo legal para sua vida e realizações. A página pode funcionar de forma parecida com um “currículo vivo” que permitirá aos empregadores saberem mais sobre você. Mas, se configurada de maneira errada, a Timeline pode ser um campo minado de fatos embaraçosos que prejudicam sua imagem no mundo profissional.

 

A Timeline está agendada para chegar em 30 de setembro nos EUA e nas semanas seguintes em outros países. Quanto maior o seu “tempo de casa” no Facebook, maior e mais detalhada sua Timeline – consequentemente, também exigirá mais tempo e esforço para ser organizada e “limpa”. Mas será válido, já que assim você poderá ter certeza que o Facebook conte sua história do jeito que você quer – sem embaraços.

 

 

IDG Now Internet

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *