Facebook aumenta a conectividade entre as pessoas
|
Um experimento feito em 1960 mostra que seis pessoas – apenas seis – ligam você a todas as outras pessoas do mundo, através de amigos de amigos e afins. Stanley Milgram fez esse estudo aquela época, o Orkut reforçou (lembra?), mas com o Facebook esse número caiu para um pouco mais que quatro.
A responsável pelo estudo é a Università degli Studi di Milano com a parceira do Facebook. Nele, foi contatado que a distância entre os usuários fica cada vez menor com o tempo. 99,6% estão conectados por caminhos com cinco graus e 92% com quatro graus.
Dá até para testar a teoria no site Oracle of Bacon, onde você pode comparar o número de ligações entre um ator qualquer e Kevin Bacon. Parece só brincadeira, mas o Facebook diz que a mesma relação se aplica em redes sociais.
Mais um item curioso: a quantidade de amigos na rede social. Foi constatado que “10% das pessoas têm menos de 10 amigos, 20% têm menos de 25, enquanto 50% têm mais de 100 amigos”. No fim, o número médio de amigos é 190 por pessoa.
E mesmo que não existam fronteiras na internet, os amigos geralmente são da mesma idade e localização geográfica. Se comparar os dados somente dentro de um país, o grau de ligações cai para três.
Irônico, não? Temos mais gente no mundo e mesmo assim nossa ligação com elas tem se estreitado.
Fonte: www.pop.com.br